terça-feira, 9 de junho de 2009

O macaco e o grão de milho

O macaco estava trepado no galho com uma espiga de milho na mão. O vento soprou e jogou um grão de milho no oco de um pedaço de pau. O macaco desceu da árvore, foi lá e disse:
- Ô pedaço de pau, dá meu grãozinho de milho agora mesmo!
O pedaço de pau respondeu:
- Não enche!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o machado.
- Ô machado, corta o pedaço de pau que não quer devolver meu grãozinho de milho.
O machado respondeu:
- Corto coisa nenhuma!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o fogo.
- Ô fogo, quima o machado, que não quer cortar o pedaço de pau, que não quer devolver meu grãozinho de milho.
O fogo respondeu:
- Vá te catar!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com a água.
- Ô água, apaga o fogo, que não quer queimar o machado, que não quer cortar o pedaço de pau, que não quer devolver meu grãozinho de milho.
A água respondeu:
- Não apago não!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o boi.
- Ô boi, bebe a água que não quer apagar o fogo, que não que queimar o machado, que não quer cortar o pedaço de pau, que não quer devolver meu grãozinho de milho.
O boi respondeu:
- Não chateia!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o açougueiro.
- Ô açougueiro, mata o boi que não quer beber a água, que não quer apagar o fogo, que não quer queimar o machado, que não quer cortar o pedaço de pau que não quer devolver meu grãozinho de milho.
O açougueiro respondeu:
- Vá ver se eu estou na esquina!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com a mulher do prefeito.
- Ô mulher do prefeito, manda prender o açougueiro, que não quer matar o boi, que não quer beber a água, que não quer apagar o fogo, que não quer quimar o machado, que não quer devolver meu grãozinho de milho.
A mulher do prefeito nem prestou atenção.
- Ah é? - berrou o macaco. E foi falar com o rato.
- Ô rato, por favor, vá roer a roupa da mulher do prefeito, que não quer mandar prender o açougueiro, que não quer matar o boi, que não quer beber a água, que não quer apagar o fogo, que não quer quimar o machado, que não quer devolver meu grãozinho de milho.
O rato respondeu:
- Tudo bem!
O macaco procurou a mulher do prefeito e avisou que o rato já vinha vindo roer suas roupas.
Foi quando a mulher do prefeito imaginou suas lindas saias rasgadas e roídas. Assustada, mandou prender o açougueiro, que saiu para matar o boi, que abriu a boca para beber a água, que correu para apagar o fogo, que foi quimar o machado, que achou melhor cortar o pedaço de pau, que, sem ter outra saída, devolveu o grãozinho de milho para o macaco comer.

10 comentários:

  1. Oi Juliana,

    fiquei surpresa ao ler esta história. Estava justamente procurando uma referencia para esta historia que fez parte de minha infancia e agora faz parte da infancia de minhas filhas. Minha avó me contava um pouco diferente, mas o contexto é o mesmo. Estou pesquisando porque queria saber quem é o autor ou de onde ela veio. Como vc conheceu esta história??? Tem alguma referencia???
    Obrigada,
    Até
    Joci Carla
    jogallafrio@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Desculpa não sei quem é o autor. Mas graças a vc eu pude reler uma coisa que também faz parte da minha infância. Obrigado. Tudo de bom pra vc

    ResponderExcluir
  3. A MINHA PROFESSORA MANDOU EU COPIA ESSE TEXTO MAS AI EU PEDIR PARA MINHA PROFESSORA DECHA EU COPIA EM CASA DAI ELA DECHOU MAIS AGORA 16:00 HORAS DO DIA 21/02/2013 ,FUI TOMAR BANHO PARA PODER COPIA O TEXTO AI AGORA FUI COPIA O TEXTO E PECEBI QUE O TEXTO ERA MUITO GRADE MAS NAO ENTEDI SABE PORQUE QUANDO MINHA PROFESSORA LEU PARECIA SE BEM PEQUENO AVE QUE TEXTO GRADE ....

    JOYCE SANTOS FLAUZINO
    BEIJOS CHAU.

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando este texto há meses. Meu pai costumava contar para mim na minha infância. Obg. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Um antigo contador de história (o singularíssimo Elias) contou-nos (a mim e a meus irmãos) essa história há mais de trinta anos. Talvez exagero, mas era melhor que a tv de hoje. Sua superlativa singularidade se dava por ser capaz, sem muito esforço, de atravessar a noite contando uma após outra sem se repetir, exceto a pedido. Nós viajávamos naqueles reinos encantados de gigantes, fadas e heróis de tal modo que era suavemente exercitada a nossa fértil imaginação de criança, isto é, o que de melhor há no homem e não o ódio, a avareza, a violência, a prostituição (GTAs), o assassinato que a maioria dos "games" hodiernos suscitam em nossas crianças e adolescentes, isto é, o que de pior há no homem.
    Foi tentando proporcionar a meu filho uma infância, pelo menos semelhante a minha, que desde os seus três anos de idade (hoje com oito) reconto, essa em particular, exatamente como nos contava o agora já velho Elias - um pouco diferente desta narração, obviamente, mas com o mesmo tema e princípio.
    Eu e meu filho costumamos desligar tudo, tv, computador, rádio e o que mais tiver... forrar um pano na rampa que dá acesso ao quintal e ali à suave brisa da fresca noite olhando as estrelas, sonhamos. Ah, e ele ama!
    Quem é o autor? Também não sei. Provavelmente extraída de alguma literatura de cordel... Enfim. Não sabemos ao certo quem é o autor. Mas não resta dúvida de quem é a autora: certamente a índole humana na sua simplicidade edênica quase pura que sinaliza para as almas sóbrias que alguma coisa está errada na direção que a humanidade está tomando.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu matei a saudades de minha infância e minha vizinha contava essa é muitas outras histórias boas amo muito

    ResponderExcluir
  7. Muito linda essa história,na verdade eu a conhecia desde a minha infância,é agora vou contar para meus alunos.

    ResponderExcluir
  8. Essa história fez parte da minha infância. Contada pelo meu avô Isidoro Rodrigues Novaes

    ResponderExcluir
  9. titanium banger - Tioga Springs, OR - T-Mobile
    Titanium Blade. Titanium Blade is a compact aluminium titanium apple watch band blade with a diameter titanium sunglasses of 36cm. titanium dental implants and periodontics This razor features a polished brass plate, an open trekz titanium pairing comb head, and a $44.50 titanium chords · ‎In stock

    ResponderExcluir
  10. Muito paii contava esta história para mim e minhas irmãs , hoje conto para minhas filhas e netinho .

    ResponderExcluir